Créditos de Carbono
A primeira grande dúvida que surge em qualquer investidor é saber exatamente quais passos e processos devem ser seguidos.
Como funciona?
Um dos grandes motivadores para adoção de autoprodução de energia limpa no âmbito internacional é a possibilidade de adquirir créditos de carbono com a redução de emissão de gás carbônico. Trata-se de um incentivo no âmbito mundial que permite às empresas a aquisição de créditos compensatórios que possam intermediar nas operações financeiras, seja em garantia ou para alavancar novos negócios.
Com o objetivo de minimizar a pegada de carbono, diferentes meios e estratégias podem ser adotados e uma das principais diz respeito a compra de crédito de carbono. Os Créditos de carbono ou reduções certificadas de emissões (CERs – Certified Emission Reductions) são certificados emitidos para projetos registrados no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Isso permite que empresas, que ainda não implementaram ou adotaram soluções de redução de emissão CO₂, possam compensar a produção de dióxido de carbono por intermédio da compra de créditos de carbono de projetos que investem em ações de redução de GEE (Gases de Efeito Estufa).
Tal atitude diminui os impactos no aquecimento global, melhora a imagem da empresa por associação a ações sustentáveis e estimula o desenvolvimento ambiental e social.
Nossa plataforma terá uma integração com essas clearings para viabilizar a comercialização desses créditos de carbono.
Uma clearing é “uma câmara ou prestadora de serviços de compensação e liquidação de ordens eletrônicas, de transferências de fundos ou de outros ativos financeiros, e principalmente de compensação e liquidação de operações realizadas em bolsas de mercadorias e de futuros, e de compensação envolvendo operações com derivados”. (BÚSSOLA DO INVESTIDOR, 2018)1.
[1] BÚSSOLA DO INVESTIDOR. ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui.